Arte na BNCC e RCG

  • BNCC > RCG > Documento local > Planos de estudos;
  • Competências gerais: educação infantil até ensino médio - profundidade e amplitude - 10 competências:


  • Inteligências múltiplas: 


  • Competências socioemocionais são fundamentais para que as demais sejam desenvolvidas:
  • Direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se;
  • Campos de experiências:
    - O Eu, o Outro e o Nós;
    - Corpo, Gestos e Movimentos;
    - Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
    - Traço, Sons, Cores e Formas;
    - Espaços, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações.
  • Eixos: interações e brincadeiras;
  • Faixas etárias: bebês (0 a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses);
  • Espaço seguro, acolhedor, convidativo - devem ser preparados e organizados - materiais resistentes para que possam ser bem explorados;
  • Explorar peso, cor, textura, gosto, cheiros;
  • Planejar é pensar em todos os aspectos (antes, materiais, como será desenvolvido, durante, depois);
  • Planejamento a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Atentar-se para a continuidade das aprendizagens, evitando fragmentação e descontinuidade;
  • Por que a criança que erra sai da brincadeira? Essa deveria ser a mais desenvolvida;
  • Qualidade e higienização dos brinquedos e materiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte Egípcia