Arte na BNCC e RCG
- BNCC > RCG > Documento local > Planos de estudos;
- Competências gerais: educação infantil até ensino médio - profundidade e amplitude - 10 competências:
- Inteligências múltiplas:
- Competências socioemocionais são fundamentais para que as demais sejam desenvolvidas:
- Direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se;
- Campos de experiências:
- O Eu, o Outro e o Nós;
- Corpo, Gestos e Movimentos;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
- Traço, Sons, Cores e Formas;
- Espaços, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações.
- Eixos: interações e brincadeiras;
- Faixas etárias: bebês (0 a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses);
- Espaço seguro, acolhedor, convidativo - devem ser preparados e organizados - materiais resistentes para que possam ser bem explorados;
- Explorar peso, cor, textura, gosto, cheiros;
- Planejar é pensar em todos os aspectos (antes, materiais, como será desenvolvido, durante, depois);
- Planejamento a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
- Atentar-se para a continuidade das aprendizagens, evitando fragmentação e descontinuidade;
- Por que a criança que erra sai da brincadeira? Essa deveria ser a mais desenvolvida;
- Qualidade e higienização dos brinquedos e materiais.
Comentários
Postar um comentário