Van Gogh

  Van Gogh foi um pintor holandês nascido em 1853 e que fez parte do movimento do pós-impressionismo. Durante sua vida, seus trabalhos não foram reconhecidos e sua fama veio após sua morte. Teve uma carreira relativamente curta, de apenas dez anos, mas produziu inúmeras obras, influenciando na arte do século seguinte e usando-as como forma de sobrevivência.

    O pintor, filho de um pastor e um, de seis irmãos, teve uma vida difícil, marcada pela pobreza e doenças, contudo, teve seu irmão mais novo, Theo, sempre ao seu lado. Com 15 anos, Vincent decidiu largar os estudos e passou a trabalhar com um comerciante de artes da cidade. Após isso, morou em diversos países, entre eles Inglaterra, França e Bélgica.

    Em 1880, Van Gogh decide dedicar-se as artes, depois tentar uma carreira como missionário religioso. Logo, o homem decide entrar para a faculdade de Belas Artes e tem como principal inspiração as pinturas realistas de Jean-Francois Millet. Continua seus estudos em Etten, quando volta à casa do pai e depois em Haia, onde passa a pintar com tinta a óleo. Lá, se apaixona por uma ex-prostituta grávida, e acolhe a ela e ao seu filho, porém, com o nascimento de seu bebê, a mulher o abandona. 

    No ano de 1883, o pintor volta para a casa dos pais e inicia um estudo profundo das cores. Lá, ele dá aulas de pintura, mesmo sem ser reconhecido, e produz mais de 200 obras. Com a morte de seu pai, Van Gogh se muda novamente e tem uma fase marcada pela influência japonesa em suas telas.

    Juntamente com seu irmão, Theo, Vincent sai de Antuérpia, onde viveu por um ano, e se muda para Paris. Lá, descobre novas inspirações para sua arte (como Monet, Renoir...) e se aproxima do pontilhismo e impressionismo. Ainda na França, Van Gogh viaja para Arles, intensificando seu trabalho juntamente com seu amigo Paul Gauguin. Ambos tinham o objetivo de formar uma comunidade para pintores na cidade, porém, por conta de desentendimentos, se separam antes disso. Foi durante uma dessas brigas que o pintor tenta atacar seu companheiro com uma navalha, e, culpado, corta sua própria orelha e pede que a entreguem para Paul.

    No fim de sua vida, por conta da depressão, o artista é internado diversas vezes no hospital de Arles e até mesmo se interna em um hospital psiquiátrico por um ano. Apesar de tudo, teve sempre a pintura ao seu lado como forma de sobrevivência. Cerca de um ano antes de sua morte, o homem visita seu irmão, amigos e conhece seu sobrinho e um médico, que retrata em uma de suas obras. Em julho de 1890, com apenas 37 anos, Van Gogh morre nos braços de seu irmão, dois dias depois de atirar em si mesmo (existem teorias que afirmam que o homem foi baleado por alguns meninos da região, justificando o porquê de a arma nunca ter sido encontrada). 

Túmulos de Vincent e Theodore Van Gogh


"Minha única preocupação é: como posso ser útil no mundo?" - Van Gogh

                                                                                                                                                                  

    Vincent Van Gogh pintou mais de 400 telas ao longo de sua vida, mas realizou apenas uma venda. Hoje em dia, suas obras estão entre as mais caras do mundo e seu museu possui um acervo com mais de 200 telas, 500 ilustrações e 750 documentos escritos. A vida do pintor também foi retratada através do filme "No Portal da Eternidade (2018)"

"Cadeira de Van Gogh" e "Cadeira de Gauguin", obras retratando a diferença entre o artista e seu amigo.

"Autorretrato com chapéu de palha"


"Quarto em Arles", representação do lugar em que morou durante sua estadia na cidade francesa.

"A noite estrelada", pintura realizada utilizando a memória da vista de seu quarto no sanatório onde ficou internado, por conta própria, durante um ano e uma de suas obras mais famosas.

"Campo de trigo com corvos", obra pintada no ano de sua morte.


                                                                                                                                                                  

Releituras

    Em aula, foram realizadas releituras de obras de Van Gogh utilizando quatro materiais diferentes, porém respeitando a técnica de pintura do artista (movimentos curtos e rápidos, misturando as cores na tela). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte Egípcia