Anotações - Pré Estágio (N3)
Em aula, tivemos a oportunidade de assistir as apresentações da N3 sobre seus pré-estágios. Seguem anotações das atividades artísticas planejadas por eles que achei interessantes.
Que dinheiro é esse? - 2º ano
- Confecção de cofres com a família, abordando a educação financeira
Pontos turísticos de Ivoti - 3º ano
- Arte explorada através de desenhos dos pontos turísticos, além dos cartazes noticiários e estudo da vida e obra de Maurício Weber
Meios de comunicação e de transporte - 4º ano
- Arte rupestre (negativo e positivo) trabalhada com tinta e giz de cera
- Registros em forma de jornal da turma
Viajando nos tempos dos Farrapos - 5º ano
- Aula de arte trabalhando a simetria
Plantando sementes e colhendo aprendizagens - 2º ano
- Arte: autorretrato com a utilização de folhas e elementos os naturais
- Produção de jornais a partir dos elementos trabalhados e observados (divulgação da temática do projeto)
- Estudo do artista Giusepe Arsiboldo
Tartarugas e peixes - 2º ano
- Criação de aquário com caixa de sapato e materiais
Mamíferos, que animais são esses? - 3º ano
- Releitura das obras “O Grito” e “Noite estrelada”, adicionando um animal
De onde vem o meu endereço- 3º ano
- Representação da escola e seu entorno em forma de desenho (passeio para aprimorar o croqui): desenho de observação - similar ao mapa do Instituto Ivoti que fizemos na primeira aula de artes de 2021
A terra e o universo - 4º ano
- Criação de mapa (país inventado pelas crianças) com relevo, bandeira (interdisciplinar)
O ar, a água e o solo - 3º ano
- Criação de binóculo para explorar a natureza
- Reflexão: todas as peles são iguais?
A Vida em movimento - 4º ano
- Dobradura tsuru: criação de cenário - achataram a dobradura do papel para desenhar o cenário, deixando a obra plana/sem dimensões
A fauna brasileira - 4º ano
- Pintura em pratos, estudando o artista Iberê Camargo
- Utilização da realidade virtual como base para a aula de artes
- Desenho de observação baseado no que viram com os óculos VR (início do momento pintando com lápis de cor, após foram utilizados materiais diversos: esponjas, garfos, palitos, tintas)
Sistema digestivo
- Pesquisa sobre frutas em grupos: confecção de cartaz
- Apresentação da parte interna do corpo humano (material do instituto ivoti): representação do corpo em grupos
- Criação de paródias
Foi um momento muito rico em aprendizagens, no qual pude me inspirar e tranquilizar quanto a experiência que teremos nos anos iniciais, em 2023
Comentários
Postar um comentário